21 de Janeiro, 2021 Lucas Lopes

Home Staging: Significado e Dicas

 

A venda ou arrendamento de um imóvel nem sempre é tarefa fácil. Em 2013, o período médio de venda de uma casa (em Espanha) era superior a 12 meses e em 2016 esse período reduziu-se para 10 meses.

No entanto, este período pode ser muito inferior através de Home Staging, uma técnica de marketing imobiliário utilizada na Housers para aumentar a rentabilidade através do arrendamento ou da venda do imóvel.

 

O que é o Home Staging?

O Home Staging é um conceito inglês que nasceu na década de 70 nos Estados Unidos da América devido à grande oferta imobiliária existente nesse período. Esta técnica chegou nos anos 90 a Inglaterra e gradualmente difundiu-se por toda a Europa.

O objetivo do Home Staging é transformar o imóvel, tornando-o mais atrativo para futuros inquilinos ou compradores através de uma decoração rápida, funcional e acessível. Além disso, esta técnica permite agilizar o processo de arrendamento ou venda e adiciona valor ao imóvel.

Segundo a Associação Espanhola de Home Staging, graças a esta técnica a venda do imóvel é 8 vezes mais rápida (aproximadamente menos 38 dias tendo em consideração a média espanhola).

 

Home Staging: Dicas para melhorar com pouco dinheiro

O Home Staging não tem que ser caro, e há várias técnicas de Home Staging que podem ser aplicadas quando o orçamento é apertado.

A Housers apresenta-lhe algumas dicas de Home Staging que pode pôr em prática sem ter que partir o mealheiro:

Nem todas as divisões têm a mesma importância: dirija o seu esforço e a maior parte do seu orçamento para as divisões que têm maior probabilidade de influenciar a decisão do cliente. As divisões com maior importância para os potenciais compradores são a sala de estar, o quarto principal e a cozinha, pelo que deve certificar-se de que estas são as partes da casa que recebem mais atenção.

Transforme cada divisão numa tela em branco: ao mostrar a casa aos potenciais compradores, o objetivo é que se imaginem a viver naquele espaço. Para facilitar esta tarefa, é necessário despir a casa de toques pessoais, tais como fotografias, ímanes no frigorífico, roupas etc.

Livre-se das “tralhas”: tudo, por mais pequeno que seja, ocupa espaço, sendo que o espaço é o principal fator a tem em conta na compra de uma casa. Livre-se de tudo o que é desnecessário, para que a divisão seja o mais aberta possível e dê uma maior sensação de espaço e liberdade.

Opte pelo neutro: as cores são uma forma de expressão da personalidade de cada um, mas, como se sabe, os gostos são subjetivos. Evite ao máximo as cores fortes e opte por tons neutros, como o branco ou o cinzento, para agradar ao máximo possível de potenciais compradores.

Não se esqueça da iluminação: a iluminação é um fator determinante na maneira como vemos uma divisão. Uma casa mal iluminada é uma casa triste, mas uma casa bem iluminada dá uma sensação de boas-vindas e conforto que faz a diferença na hora da decisão.

 

Fonte: Housers Smart Invest