4 de Janeiro, 2021 Lucas Lopes

7 plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Há várias plantas que podem ser essenciais na criação de um microclima mais adequado dentro de uma casa. Não substituindo outros cuidados a ter com a humidade, estas 7 plantas podem ser uma mais-valia para o conforto, o aroma e a beleza de uma casa.

 

Plantas que diminuem humidade em casa

 

Lírios-da-paz

O seu efeito anti humidade é de tal forma reconhecido que decoradores aconselham a que seja colocado numa casa de banho. Absorve os excessos de humidade e o mofo. É muito fácil de manter e quase dispensa a luz solar.

 

Cafeeiro

Exige alguns cuidados com a luz, nem muita nem pouca, e exige uma rega regular. Para o efeito que pretendemos, diminuir a humidade numa casa, convém que a planta seja já robusta – já tenha folhas e não demasiado jovem. Além de absorver a humidade ainda deixa um odor agradável na casa.

 

Myrtaceae Myrta Comum

Muito ricas em óleos essenciais utilizados em perfumaria e farmácia, tal como os lírios-da-paz, as Myrtas não apenas mantêm um microclima equilibrado dentro de casa como ainda patrocinam a absorção da humidade e as partículas emitidas pelas suas folhas matam bactérias presentes no ar.

 

Loureiro

Como outras plantas subtropicais, o loureiro adora o ar húmido e aguenta-se bem na semi-sombra. Mesmo sendo regulamente regada, com água morna, ela faz o seu papel de absorver a humidade que se encontra no ar. Além de ajudar a manter um microclima, ainda pode servir para utilizar algumas das suas folhas em cozinhados.

 

Limoeiro

É uma planta e uma árvore de fruto, e logo de um fruto cheio de propriedades (especialmente potássio, vitamina C e antimicrobianas). Gosta de sol, enche o ar com o seu cheirinho e, essencial para a nossa lista, absorve o excesso de humidade em seu redor.

 

Samambaia

É outra das plantas que se pode pendurar e uma das primeiras opções em jardins verticais. A Samambaia não exige uma pode frequente e as suas folhas crescidas são excelentes absorventes da humidade do ar. É catalogada como tendo também capacidade de segurar outras impurezas da casa.

 

Clorofito

As suas longas e arqueadas folhas fazem dela uma bela planta ornamental. Conseguem absorver, removendo do ar, uma boa parte das toxinas que existem no ar num par de dias, nomeadamente o mofo e a humidade. Penduradas criam um efeito campestre à sua habitação.

Podem e devem ainda ser consideradas as palmeiras, que prosperam em zonas húmidas pois conseguem absorver a humidade que existe no ar, e também absorvem poluentes atmosféricos, as Tillandsia, que carecem de terra e alimenta-se dos nutrientes que existem no ar e as heras (Hedera Helix), muito boas para absorver a água em forma de vapor e que pode ajudar na absorção do mofo e até dos xixis dos animais de estimação.

 

Fonte: imovirtual