28 de Dezembro, 2020 Lucas Lopes

Saiba os cuidados a ter com o aquecedor na sua habitação

 

Quando as temperaturas baixam, só nos apetece ficar quentinhos e confortáveis dentro de casa ou no local de trabalho. E para que o frio se mantenha afastado, os aquecedores são o que nos vem logo à cabeça.

No entanto, não podemos esquecer que o uso indevido de aquecedores e lareiras aumentam o risco de incêndios e intoxicação por monóxido de carbono.

Para que se possa manter quente e seguro, veja abaixo as recomendações para utilização dos vários tipos de aquecedores disponíveis:

 

Aquecedor Elétrico

Por ser de fácil acesso e utilização, o aquecedor elétrico certamente é o mais procurado quando o frio chega. Mas, como qualquer outro aparelho, há cuidados que se deve ter. Em primeiro lugar, o seu uso gera um maior consumo de energia, o que torna a sua manutenção mais dispendiosa. Além disso, se a instalação elétrica do local não for capaz de suportar a potência do aquecedor, poderá ocorrer um sobreaquecimento dos fios causando um curto-circuito.

Procure manter objetos, roupas, cortinas e móveis no mínimo, a um metro de distância do equipamento. Jamais seque roupas ou calçados sobre o aquecedor. E, nunca é demais lembrar, para manter qualquer aparelho elétrico fora do alcance das crianças.

 

Aquecedor a Gás

O aquecedor a gás é outra opção utilizada para espantar o frio. Seja pelo seu preço acessível ou pela capacidade de aquecer um ambiente relativamente grande com rapidez, são bastante procurados.

Para além dessas vantagens, atualmente, os fabricantes introduziram termostatos, ignição elétrica, sistema anti queda e controladores de oxigênio tornando-os um pouco mais seguros. No entanto, o aquecedor a gás ainda é dos tipos de equipamento que inspira a ter mais cuidados.

E, o maior cuidado que se deve ter ao utilizar um aquecedor a gás, será de manter sempre um ambiente ventilado para evitar a inalação de monóxido de carbono. Uma intoxicação por este gás é capaz de causar lesão cerebral e até a morte.

 

Aquecedor a água

Estes aquecedores são normalmente fixados à parede e ligados a uma caldeira. Os radiadores para aquecimento central por água são elementos que emitem calor ambiente no local onde estão instalados.

Estes aquecedores a água, normalmente possuem um termostato, o que permite que se desligue quando as divisões atingem determinada temperatura.

É aconselhável que estes aquecedores sejam vistos por um técnico antes do início de cada inverno para verificar se existe algum tipo de falha.

 

Termoventiladores

Os termoventiladores são uma boa opção para quem quer ter um aquecimento rápido e fácil. No entanto, este tipo de aquecedor é um dos que mais consome energia e não é eficaz para ambientes de grande dimensão. Além disso, os modelos que possuem ventoinha são ruidosos, o que não colabora em nada para uma boa noite de sono.

Há que se ter especial atenção com este tipo de aquecedor pois em muitos casos, dependendo do modelo, o sobreaquecimento do aparelho acaba por derreter as partes plásticas do mesmo, danificando-o.

Seja qual for o sistema de aquecimento escolhido, o ideal é utilizá-lo para climatizar o ambiente e desligá-lo assim que a temperatura desejada for atingida.

Em resumo, se tomar os cuidados necessários com os aquecedores, é possível usufruir de um ambiente quente e confortável com segurança.

 

Fonte: Imovirtual