9 de Dezembro, 2020 Lucas Lopes

10 truques e dicas para armazenar as decorações de Natal

O advento, segundo a tradição cristã, começa no quarto domingo anterior ao 25 de dezembro, que marca o início do mês destinado à preparação do Natal, quando se devem por as coroas de Natal à porta. É o princípio da grande festa, com mais ou menos condicionamento. E esse dia deve ser também o do começo da preparação da arrumação das decorações de Natal.

Se se deixou levar e não se preparou não se preocupe, temos algumas dicas para as arrumações pós-Natalícias.

10 dicas para armazenar as decorações de Natal

Escolha espaços altos

Quando se trata de escolher o local onde vai arrumar as decorações de Natal, lembre-se que são objetos para utilizar apenas uma vez no ano e, por isso, utilize o espaço que tem nos armários mais altos, e de difícil acesso.

Acondicione especialmente a árvore de Natal

O pinheiro é uma das peças mais importantes da decoração de Natal e também da sua arrumação. Até pela sua dimensão. Depois de retirar os enfeites, feche muito bem todos os galhos e embrulhe a totalidade da árvore com película aderente antes de a colocar dentro da caixa. Mantém-se sem pó e ocupa menos espaço.

Cuidados com as iluminações

Igualmente importantes nas decorações de Natal são as iluminações, as lâmpadas delicadas devem ser enroladas num, também enrolado cartão grosso (de um caixa de cartão que lhe sobre) para não ficarem emaranhadas. Envolva-as numa outra folha de cartão e prenda com elástico, para não se quebrarem.

Embrulhe o presépio em papel jornal

O presépio deve ser embrulhado em papel de jornal, peça a peça e colocado numa caixa resistente, de forma a nenhuma delas partirem. Não deve ser misturado com outros materiais.

Aproveite as caixas dos “take aways”

Para acomodar as iluminações e para as peças do presépio nas caixas pode também aproveitar os papéis dos presentes e as caixas dos “take away” que sejam pedidos no mês natalício confinado. São resistentes, práticas e ecológicas.

Use copos de papel para acondicionar bolas de vidro

Para guardar as bolas de vidro que ainda existam, das tradições de natais passados, um conselho útil e de segurança é colocá-las dentro de copos de papel, mesmo que envolvidas em papel. Depois, cole os copos no fundo da caixa de cartão ou num pedaço de cartão a colocar no fundo da caixa plástica. Cada copo funciona como divisão individual e protege os produtos mais frágeis.

Caixas de ovos para decorações mais pequenas

Para decorações de Natal mais pequenas, as caixas de ovos de cartão reciclado são uma boa opção. Com divisórias e tamanhos equivalentes, servem ao mesmo tempo para proteger e ser facilmente encaixadas umas nas outras (além de servirem para trazer os ovos para aquele pudim inesquecível).

Como guardar as grinaldas

As grinaldas ou coroas de Natal que decoram as entradas das portas devem ser delicadamente enroladas numa primeira camada de papel vegetal, para salvaguarda das cores e defesa da humidade e depois enroladas numa segunda camada de papel mais grosso.

Use as caixas quadradas do bolo-rei

Para arrumar as coroas de Natal o ideal é escolher uma caixa redonda, uma caixa porta-bolos, por exemplo. As caixas quadradas do bolo-rei ou do pão-de-ló também podem servir o efeito.

Etiquetar todas as caixas

Último e organizado conselho: etiquetar todas as caixas. É uma tarefa simples e muito útil para, daqui a um ano, talvez com outra alegria, se possam desencaixar de novo as decorações de Natal e facilmente recomeçar um novo advento.

O dia em que tradicionalmente se arrumam as decorações de natal é no Dia de Reis, a 6 de de janeiro. Fazê-lo de forma a salvaguardá-las em bom estado de conservação e a ficarem organizadas será uma boa forma de começar o ano.

 

Fonte: imovirtual