13 de Novembro, 2020 Lucas Lopes

As vantagens da pré-aprovação no crédito habitação

 

Se anda à procura de casa e se encontra num impasse por que não lhe aparece a dos seus sonhos ou está a um preço impossível, faça uma paragem tática e siga outro caminho. Tendo em conta que os bancos só podem emprestar 90 por cento do valor total, que tal falar com os bancos ou com um intermediário de crédito e pedir uma pré-aprovação de um crédito habitação?

Para quem já andou nestes processos, um bom negócio pode desaparecer de um momento para o outro, ter uma resposta rápida para dar a um vendedor é uma boa forma de garantir o espaço com que sonhou. Por outro lado, perceber que tipo de esforço de crédito está disponível a fazer, pode ajudar a adequar a sua pesquisa àquilo que pode confortavelmente pagar no seu crédito habitação.

 

O que é um crédito pré-aprovado?

É antecipar uma série de etapas de um crédito a habitação em que a entidade financiadora analisa o perfil financeiro do cliente, avalia os seus rendimentos, despesas e nível de risco associado e, a partir daí, referir o valor do empréstimo que terá aprovação por parte do banco.

No fundo, é analisar a concessão de um empréstimo sem um valor predefinido e o objeto de avaliação desse empréstimo, que ocorrerá posteriormente.

 

Análise de dados económicos básicos

Assim, a entidade que concederá o empréstimo à habitação terá em conta a análise de dados económicos básicos do cliente e dos seus protocolos, que serão aferidos a partir da última declaração de IRS e da sua nota de liquidação, da declaração de vínculo contratual (emitida pela própria entidade patronal) ou dos recibos verdes dos últimos seis meses ou três últimos recibos de vencimento, bem como extratos bancários desses últimos três meses e mapa de responsabilidades do Banco de Portugal. Se aplicável, deverá também ser entregue a declaração de início de atividade e será sempre necessário comprovativo de morada e documento de identificação.

É através destas informações que o banco irá analisar a sua estabilidade financeira, a sua situação profissional, a sua taxa de esforço, a percentagem de LTV (a rondar os 90%) e o seu histórico bancário. Só depois de passar por esta fase de análise e pré-aprovação é que o banco irá determinar se avança ou não neste processo de pedido de crédito. E paralelamente o teto máximo que pode financiar e em que condições.

Para solicitar uma pré-aprovação de crédito habitação pode reunir a documentação necessária e deslocar-se ao seu banco, ou a outro, ou então procurar um intermediário de crédito.

Além de poder efetivar mais rapidamente uma compra ou uma reserva de uma que apareça no mercado, o pedido de uma pré-aprovação de crédito também ajuda a definir um intervalo de preços quando anda a pesquisar casa. Evita facilmente casas que estão longe da sua capacidade financeira e tenta negociar as que estão mais próximas, numa altura de grande volatilidade a pré-aprovação funciona como trunfo.

Ter um crédito pré-aprovado também pode ajudar a reequacionar o tipo de compra que pretende fazer – tendo em conta a localização, o tamanho, a tipologia, os acabamentos, etc.

Antecipando burocracias também conseguirá tratar do empréstimo de forma mais rápida, uma vez que o processo anterior já está adiantado.

 

Fonte: Imovirtual