8 de Novembro, 2020 Lucas Lopes

Governo anuncia €100M para parque público de habitação em 2021

O executivo pretende canalizar 100,8 milhões de euros para a promoção de habitação pública, incluídos no Orçamento do Estado para o próximo ano.

 

Pedro Nuno Santos, ministro da Habitação e Infraestruturas falava durante a discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021, explicando que o documento canaliza 100,8 milhões de euros para a «promoção de um parque habitacional público e cooperativo a custos acessíveis, a par com o desenvolvimento de instrumentos de intervenção e regulação do mercado de habitação já existentes», cita o Público.

De recordar que o Governo anunciou em setembro passado a criação de uma nova bolsa de habitação pública, que o IHRU irá criar e gerir, que concentrará, a prazo, um total de 15.000 imóveis para arrendamento. A lista deverá arrancar com um conjunto de 152 imóveis já identificados, e os 100 milhões inscritos no OE2021 vão arrancar as intervenções de adaptação dos mesmos.

O jornal recorda também que o executivo falava, em julho, da necessidade de 2.300 milhões de euros para intervir em cerca de 18.660 imóveis.

O governante considera que «o mercado nunca dará a resposta que a população precisa» e que o Governo está «longe de concretizar» o que gostaria. Mas acredita que o trabalho já feito vai, a breve prazo, «mostrar resultados».

Adicionalmente, outros 153 milhões de euros deverão ser usados para intervir na habitação social, no âmbito das candidaturas ao programa 1º Direito, que tem como objetivo resolver as carências habitacionais das famílias identificadas pelos municípios nas respetivas estratégias habitacionais.

Nesta mesma discussão, o ministro comprometeu-se a entregar durante o próximo ano o primeiro Programa Nacional de Habitação, exigido pela Lei de Bases da Habitação.

 

Fonte: Vida Imobiliária