27 de Outubro, 2020 Lucas Lopes

Preço das casas em Portugal desce 2,1% em Setembro, uma das quedas mais acentuadas desde 2007

 

O preço de venda das casas em Portugal (Continental) desceu 2,1% em Setembro face ao mês anterior. De acordo com os resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, salvo variações negativas residuais que não foram além de -0,3%, esta é também a primeira descida em cadeia desde setembro de 2015. É igualmente uma das descidas mensais mais acentuadas dos preços das casas desde 2007, apenas superada pela variação de -2,2% em maio de 2011.

Em termos homólogos, os preços sobem 7,9% em Setembro, numa clara travagem face aos 11,7% a que cresciam em Agosto. Desde início do ano que a valorização homóloga tem vindo a abrandar, sendo esse abrandamento especialmente sentido nos últimos meses. Assim, o ritmo de crescimento homólogo dos preços em Setembro fica a menos de metade do início do ano, quando tal valorização atingia os 17,4%.

“A descida registada agora em setembro só terá um significado em função da evolução que se venha a observar nos próximos meses. Na prática, esta redução repõe os preços no mesmo patamar de março de 2020, anulando o crescimento registado desde então. É normal haver expectativas de descida nos preços, em face da crise económica e social em curso. Mas é igualmente admissível que, conforme sucedeu até agora, o mercado opte por resistir e aguardar por informação quanto à resolução da pandemia” refere Ricardo Guimarães, Director da Confidencial Imobiliário.

 

Fonte: Diário Imobiliário