22 de Outubro, 2020 Lucas Lopes

As melhores apps do mercado para agentes imobiliários (e não só)

Fazer negócios está cada vez mais à distância de um clique. Uma tendência que ganhou força em tempos de pandemia. Guia completo para tirar mais partido da tecnologia.

 

Um telemóvel-escritório

Antes de mais, queremos falar sobre aquele que é atualmente o instrumento mais importante do teu dia a dia, o telemóvel, que quase funciona como um escritório. Para isso, preparámos uma lista com as apps mais procuradas pelos agentes, para que possam ter as suas imobiliárias e imóveis “no bolso”.

A primeira app a salientar, como seria de prever, é a do idealista. Temos acesso à pesquisa de imóveis, com a qual se pode escolher exatamente onde morar, desenhando a área escolhida num mapa. Desta forma, apenas se verão os anúncios das casas que realmente interessam. Além disso, pode-se guardar a pesquisa feita independentemente da forma desenhada.

A tecnologia veio, de facto, facilitar que todos os departamentos e empresas possam trabalhar e comunicar-se de forma remota. São muitas as ferramentas que nos permitem um contacto fluído e constante e também realizar reuniões remotas entre várias pessoas, da mesma equipa ou não, de forma eficaz, tal como o confinamento veio provar.

Apps de comunicação com equipas de trabalho

Slack, Trello, Redbooth e Teams. Esta última é uma das favoritas e das que mais se usam no dia a dia. É um “concentrador” de trabalho em equipa do Office 365, onde todas as conversas, arquivos, reuniões e chamadas de equipa e de todas as pessoas da empresa coexistem num único espaço de trabalho, compartilhado em tempo real e que pode ser usado no dispositivo móvel ou no computador.

Apps de comunicação com clientes

Até agora, as vídeochamadas eram algo que pouquíssimos de nós utilizávamos, porém, devido ao confinamento e ao teletrabalho, ganharam força. E a verdade é que com o vídeo e áudio no telemóvel foi possível organizar reuniões com clientes, conectar-se com colegas de trabalho, familiares e amigos, participar em cursos e webinars, fazer compras, assistir a espetáculos e até treinar ou participar numa sessão de ioga.

Além do Facetime para iPhone e WhatsApp, há o Hangouts Meet, Skype, Whereby, Telegram e Zoom, a app da moda, cujo serviço de vídeoconferência é baseado na nuvem e permite encontros virtuais com outras pessoas, seja por vídeo, áudio ou ambos.

E quem é cliente do idealista pode ligar-se aos clientes através do Videovisita e do chat, um canal de comunicação aberto com todos os anunciantes que permite tirar dúvidas de forma direta, rápida e eficaz. Ambos os serviços não têm custo e são totalmente gratuitos.

Em termos de organização, vale a pena destacar as apps da Google, G Suite, Docs, Drive e Calendar, TikTick e Anydo, todas gratuitas, simples e eficazes, e que podem ser usadas para nos organizarmos e aumentar a produtividade. Lembra-te que tens o teu assistente de voz virtual, Google e Siri, para o qual só tens de pedir para realizar a ação que pretendes, como anotar lembretes, compromissos, gravar mensagens ou enviar e-mails.

Editar e digitalizar documentos

Para quem pretende editar documentos, convém tomar nota destas apps; Xodo pdf e Foxit MobilePdf. Se quiseres criar um documento PDF diretamente, a melhor opção é usar uma das apps da Adobe para dispositivos móveis.

Para digitalizar documentos, dá uma “vista de olhos” na Genius scan ou na CAMSCANER, ambas permitem partilhar documentos digitalizados com o computador, imprimi-los ou enviá-los por fax para o destino pretendido graças à tecnologia OCR (Optical Character Recognition). Turbo scan, Tinny Scanner, Adobe scan ou Clear Scanner compatível com Google Drive e Dropbox também são opções que podem ser interessantes.

Também é ótimo ter uma app para enviar documentos, como Dropbox, Wetransfer ou Google Drive. Usam a tecnologia da nuvem e permitem fazer upload, armazenar e aceder a documentos de qualquer lugar do mundo usando qualquer dispositivo.

Photo by Rodion Kutsaev on Unsplash

Assinar documentos

Hoje é possível assinar um PDF a partir do PC, tablet ou smartphone sem precisar de o imprimir. Graças a apps como a DocuSign é possível fazer upload de arquivos PDF e enviá-los com segurança aos clientes para assinarem através do portátil ou do telefone, sem haver contacto pessoal. De referir que todas as assinaturas eletrónicas da DocuSign são legalmente vinculativas e válidas como a tinta usada num papel em qualquer transação imobiliária.

Além da DocuSign há ainda a Signnow e a Signeasy para o iPhone e a SignMyPad para o sistema Android e para o iPad.

Quanto mede a parede?

É possível fazer medições numa casa de forma fácil e rápida, através de apps como Easymeasure, Photo Measures ou D-photo Measures, ou ainda MyMeasures e AirMeasure. A iHandy Level (Apple e Android) é um nivelador virtual que permite saber qual é a inclinação de pisos, paredes e tetos e a Angle Meter (iOS e Android) permite calcular o ângulo e a inclinação de pilares, escadas ou rampas.

A importância das fotos

Além de tudo isto, também podes transformar o teu telemóvel numa câmara capaz de criar planos e ampliar dimensões, usando apps como Magic Plan, Camtoplan, Planner5D e Foorplanner.

Todos podemos tirar boas fotos, mas nem todos treinámos a nossa visão para tal, por isso recomendamos sempre que, tanto quanto possível, se invista num fotógrafo profissional. Mas, claro, haverá momentos em que terás de ser tu a tirar as fotos.

Nesta lista encontras algumas das melhores apps de fotografia do mercado, sendo que já testei a maioria delas: Camera ZOOM FX para Android e iPhone, Camera FV-5 (Android) ou Pro Camera (IO-S) fazem capturas em RAW com as quais poderás manipular a edição sem alterar o negativo e manter a resolução máxima. Manual-Raw Camera (IOS), Pro Shot, Open camera e filmic pro também são muito boas para vídeos.

Para edição de fotos, encorajamos-te a jogar pelo seguro e a “apostar” na Snapseed, que é fácil e muito intuitiva. Com esta app de edição de fotos, as casas vão ganhar outra dimensão. Recorda-te que vendes luz e espaço.

Existem apps de vídeo que permitem criar filmes a partir de vídeos já gravados, como Magisto, TikTok, Gopro, Splice e Imove: vais montando sequências, incorporando efeitos, transições, efeitos sonoros, música e não precisas de fazer nada, basta ter cuidado com as música sem direitos de autor. Depois há outras mais profissionais, como Kinemaster, Lumafusion ou Filmorago.

A tecnologia de Realidade Virtual (RV) é uma oferta extremamente útil no setor imobiliário atualmente. No idealista fazemos vídeos, ‘tours’ virtuais e ‘matterports’ aos imóveis, mas também podes publicar o material com tecnologia de RV feita por ti.

Esta é a lista de empresas compatíveis com ferramentas idealista.

Terminamos mencionando todas as apps de redes sociais que “vivem” nos nossos smartphones, como o Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Tiktok, Linkedin.

As redes sociais ajudam a dar mais alcance às ações de marketing e publicidade e fazem com que consigamos diferenciar-nos e destacar-nos da concorrência, porém, mantê-las atualizadas requer dedicação e muito tempo. Buffer, Hootsuite, Canva e Pixlr, entre outras, são ferramentas de gestão de redes sociais que ajudarão a manter-te ativo sem teres de ficar colado ao telefone.

 

Fonte: idealista