20 de Outubro, 2020 Lucas Lopes

Como fortalecer o sistema imunitário durante a pandemia do Covid-19

Enfrentamos a segunda vaga da pandemia do Covid-19 em Portugal. Fazer futurologia não nos dá certezas de nada, mas há algo que já podemos concluir: esta é a nossa nova realidade.

Este é o nosso novo normal. Não sabemos por mais quanto tempo viveremos assim, mas sabemos que não existe uma solução para breve. Não devemos menosprezar este vírus, mas também não nos devemos esconder. Temos que aprender a viver com ele.

Neste “novo normal”, temos que ser os nossos melhores e maiores aliados. Temos que ser os primeiros a proteger-nos. A estar informados, a ser conscientes, a ser coesos com a nossa segurança.

E para garantir a nossa segurança contra este novo vírus – tal como contra qualquer outra patologia -, o nosso maior pilar é um sistema imunitário fortalecido. É imperativo cuidarmos de nós para cuidar da nossa saúde.

Por isso, é importante que nos alimentemos bem – refeições saudáveis, equilibradas e nutricionalmente diversificadas. A par de uma boa alimentação vem a nossa forma física. Manter uma vida ativa com a prática de desporto – principalmente ao ar livre – é importante para equilibrar e fortalecer o nosso sistema imunitário.

E agora que o Verão nos deixou, há cuidados extra a garantir.

Com o tempo frio, o nossos sistema imunitário fica, naturalmente, mais enfraquecido. Para além dos cuidados acima referidos, é importante garantir que descansamos bem (dormir 8 horas por dia, e sem interrupções), que bebemos 1,5L/2 litros de água e que consumimos o maior número possível de refeições quentes.

Sempre que possível, apanhem sol. O sol faz bem a tudo em nós. Não só melhora a nossa disposição e nos acalma, como nos permite a absorção de Vitamina D.

Se relevante, e sempre após aconselhamento médico, podem também ser tomados suplementos vitamínicos para ajudar a fortificar o sistema imunitário – como de Vitamina C e Vitamina E.

 

Atenção: nenhuma destas recomendações substitui as recomendações ou medidas de contingência dadas pela Direção-Geral de Saúde ou pelo Ministério da Saúde. São, sim, complementos.

 

Quais os sintomas do Covid-19?

  • Garganta seca
  • Tosse seca
  • Febre / temperatura corporal elevada
  • Falta de ar / dificuldade em respirar
  • Perda do olfato

 

Se tiver algum ou vários destes sintomas, fique em casa e ligue de imediato para a Linha de Saúde 24: 808 24 24 24

 

Podemos vencer este vírus se nos mantivermos alerta, conscientes e respeitarmos todas as medidas de segurança sugeridas pela Direção-Geral de Saúde e Ministério da Saúde.

 

Mantenham-se informados e seguros.

Mais informações disponíveis e atualizadas no Portal da Direção-Geral de Saúde.