17 de Setembro, 2020 Lucas Lopes

Estrangeiros querem praia e a costa portuguesa é a escolha para investir numa casa

 

Norte-americanos, franceses e britânicos são as nacionalidades que mais procuram imóveis nas zonas costeiras do país. A procura internacional representa já cerca de 24% do número total de visitas a propriedades no litoral português.

De acordo com um estudo da plataforma idealista, os EUA destacam-se, actualmente, como o país mais activo na procura de propriedades em zonas de praia, tendo como destinos de preferência o arquipélago dos Açores e a Zona Oeste, em Portugal Continental.

“Portugal continua a atrair muito interesse por parte dos estrangeiros.A procura internacional activa é evidente, mesmo com as limitações impostas pela Covid-19, em relação à mobilidade, e é muito interessante perceber a evolução da procura do mercado internacional em cada freguesia ou bairro de Portugal. Neste momento, esta informação é essencial para ajustar as estratégias do mercado imobiliário, pois Portugal continua a ser uma opção viável para muitos investidores estrangeiros”, comenta Inês Campaniço, head of idealista/data Portugal.

É desde os EUA, França e Reino Unido que a maior procura se registou por casas no litoral para vender ou arrendar durante o mês de Julho, segundo se pode concluir a partir de dados do idealista. Os norte-americanos são, de facto, a nacionalidade mais interessada em comprar uma casa junto ao litoral, com peso em 166 freguesias costeiras. São seguidos pelos franceses, a nacionalidade predominante em 89 freguesias, e pelos britânicos, que estão em 64 freguesias costeiras. Espanhóis, brasileiros, alemães e canadianos também estão entre as nacionalidades mais interessadas em investir em propriedades junto à praia em Portugal.

Onde os estrangeiros procuram?

O relatóro do idealista revela ainda que os norte-americanos têm especial interesseem freguesias localizadas na Grande Lisboa e na Zona Oeste, assim como em Sintra ou Ericeira, e dominam a procura nas ilhas açoreanas, com um peso de mais de 60% na região.

Osfrancesesdominam a procura estrangeira por casas na região do Algarve e Litoral Norte. Os alemães, por sua vez, centram as suas atenções na Costa Alentejana, sendo as freguesias de Vila Nova de Milfontes e São Teotónio as mais populares. As casas para venda ou arrendamento em Porto Santo, na ilha da Madeira, também interessam aos compradores alemães, ainda que sejam os britânicos quem mais procura casa neste arquipélago.

Além da Madeira, os interessados do Reino Unidofocam as suas atenções na região de Lisboa, assim como em algumas freguesias do sul do país, nomeadamente Almancil, Alvor e Mexilhoeira Grande.

Osespanhóis, por outro lado, centram a sua procura nas freguesias perto da fronteira com Portugal, como Altura e Vila Real de Santo António, assim como na Costa Vicentina e em freguesias já próximas da capital, como Comporta e Alcácer do Sal. Os imóveis localizados nas freguesias mais a norte também são apelativos para os estrangeiros da vizinha Espanha, mais uma vez perto da fronteira, de que é exemplo Vila Praia de Ancôra.

Quanto aosbrasileiros, muitos dos quais aliciados pelo programa de vistos gold, entre outros atrativos de Portugal, estes têm preferência por freguesias costeiras das grandes cidades, nomeadamente Lisboa, Porto e Aveiro. Também em Cascais, representando, neste caso, 29% da procura internacional.

As freguesias costeiras mais caras e mais baratas para comprar casa 

As freguesias de Lisboa têm os imóveis mais caros, com a Misericórdia a chegar a uma média de 6.204 euros/m2 e o Parque das Nações aos 5.787 euros/m2, numa zona em que os brasileiros são os principais estrangeiros interessados. Os EUA lideram a procura em freguesias da capital, nomeadamente a Estrela, com uma média de 5.238 euros/m2. No topo das freguesias com preços mais elevados também aparece Sagres, com valores de 4.397 euros/m2 – aqui são os espanhóis que lideram a procura.

Por outro lado, encontramosfreguesias no arquipélago dos Açores, como São Mateus, onde as casas custam uma média de 265 euros/m2 e aqui são os norte-americanos os estrangeiros que dominam a procura. Em Portugal Continental, as freguesias mais baratas são Samuel, em Coimbra, com valores médios de 362 euros/m2 – mais procuradas por espanhóis -, e Odeleite, em Faro, com valores médios de 483 euros/m2, onde voltam a ser os norte-americanos os principais interessados. Em Aveiro, na freguesia de Canelas e Fermelã, podemos encontrar imóveis a 631 euros/m2, e a procura é dominada pelos franceses.

O estudo indica ainda algumas curiosidades nesta procura. Depois de analisar as principais nacionalidades interessadas em comprar ou arrendar casa em Portugal, algumas destacaram-se por estarem em minoria. Por exemplo, os suíços, que lideram a procura na freguesia de Carriço, Pombal, na Tocha, em Coimbra, ou até mesmo em Estela, Póvoa do Varzim. Os romenos também aparecem na liderança da procura em Sarilhos Grandes, Montijo, assim como em Abrunheira, Montemor-o-Velho.Também o Canadá lidera em algumas freguesias dos Açores, por exemplo, Quatro Ribeiras, na ilha Terceira.

 

Fonte: Diário Imobiliário