13 de Agosto, 2020 Lucas Lopes

Veja como uma boa estratégia de marketing pode facilitar o seu negócio

Veja como uma boa estratégia de marketing pode facilitar o seu negócio

 

Sabe como pode potenciar a venda de um imóvel através do marketing? Confira a importância de definir uma estratégia de marketing imobiliário.

Antes de entrar em contacto com o proprietário, a pessoa interessada no imóvel já fez a sua pesquisa de mercado, viu outros imóveis, e provavelmente já conhece os preços praticados na zona.

O ambiente online possibilita isso mesmo – o acesso rápido à informação e uma tomada de decisão muito mais ponderada.

Um dos grandes desafios colocados aos profissionais do imobiliário passa pela atração do cliente para o seu site, a sua rede social, o seu imóvel – transmitindo-lhe a confiança necessária que a concretização do negócio.

Assim, cada vez faz mais sentido falar em marketing imobiliário. Mas em que consiste, exatamente, este conceito?

Como marketing imobiliário entendemos todo o processo de compra que relaciona consumidores, vendedores, concorrência, preços, imóveis, estratégias publicitárias, entre outras condicionantes.

Como é que a adoção de uma estratégia de marketing o pode ajudar a obter mais propostas?

Conhecer os seus potenciais clientes é meio caminho andado para comunicar de forma eficaz. Que tipo de pessoa se interessaria pelo seu imóvel e respetivas características (localização, tipologia, etc.)?

Se está a vender um T1 certamente não irá vendê-lo a uma família numerosa que procura um imóvel com mais de três quartos.

Este conhecimento do cliente permite criar uma relação de confiança, indispensável ao sucesso do negócio.

Por outro lado, conhecer o mercado também é absolutamente indispensável. Chegarão até si, consumidores informados e deverá estar preparado para responder a todas as suas questões.

Além disso, o preço é uma das condicionantes de venda com mais peso no que diz respeito ao imobiliário, pelo que deve estar conforme com os valores praticados no mercado, de acordo com a localização e tipologia.

Comprar um imóvel representa um alto investimento e um processo de decisão de compra mais demorado. Qualquer problema ou duvida mal resolvida durante este processo pode boicotar o negócio. Saiba o que pode levar um cliente a desistir da aquisição de um imóvel e certifique-se de que está devidamente prevenido.

Os profissionais de marketing sabem que um dos principais modelos orientadores desta disciplina é o Marketing-Mix.

Os 7 P´s são a versão mais recente deste modelo sendo que cada “P” corresponde a uma variável (originalmente em inglês):

  1. Product (produto)
  2. Price (Preço)
  3. Place (Distribuição)
  4. Promotion (promoção/publicidade)
  5. People (pessoas/recursos humanos)
  6. Processes (processos)
  7. Physical Evidence (Experiência)

Vejamos, nesta perspetiva, como o marketing o pode ajudar a obter mais propostas e levá-lo a um maior sucesso no ramo imobiliário.

Produto: Que Imóvel está a vender?

Saiba exatamente quais as características do seu imóvel que funcionam como pontos fortes e vice-versa. Dica: Reúna numa única página informações acerca de cada propriedade. Utilize a checklist profissional do Imovirtual.

Preço: Quanto vale o seu imóvel?

Não se define um preço com base naquilo que se deseja ganhar com a venda. É preciso que tenha em consideração os valores praticados no mercado, as condições do seu imóvel e quanto é que ele vale na ótica do consumidor.

Distribuição: Onde colocar o imóvel à venda?

Pode colocar o seu imóvel à venda de várias formas: numa página destinada ao efeito de um jornal (de dimensão nacional ou até local), através de uma placa colocada numa janela da habitação (por exemplo), nas suas redes sociais, através do “passa-a-palavra” ou, o mais aconselhável, através de um portal imobiliário.

Porquê? Este tipo de portais são plataformas online específicas para transação de imóveis e são visitados por consumidores que procuram exatamente este tipo de oferta.

Sendo o primeiro canal de pesquisa de imóveis e por isso, plataformas de mediação no digital, como o Imovirtual, que é obtém cerca de 4 milhões de visitas mensais.

Além do Website, também a app permite uma experiência personalizada quer para vendedores quer para compradores. As inúmeras opções existentes para filtrar a pesquisa são um dos aspetos que contribuíram para que o nosso site tenha sido novamente eleito o melhor portal de comércio imobiliário online, ganhando o prémio Cinco Estrelas pelo 5º ano consecutivo.

Publicidade: Como vai comunicar a sua intenção de venda?

A forma como comunica o seu imóvel é determinante ao sucesso do negócio. O anúncio, por exemplo, é o seu cartão de visita – a primeira forma de contacto entre o vendedor e o comprador de um imóvel.

A descrição do imóvel, as fotografias apresentadas, a rapidez do contacto, a apresentação, a quantidade de informação disponível e em primeiro lugar, o título que convida os leitores a avançar para o resto do anúncio…. Tudo conta!

Pessoas: Quem trata de tudo?

Pretende tratar de todo o processo de venda do imóvel de forma individual ou contar com o apoio de um mediador imobiliário?

Um profissional vai poder aconselhá-lo. Os agentes/mediadores imobiliários conhecem o mercado e podem ser um grande apoio ou até tratar de todo o processo por si. Desta forma pode vender a sua casa sem stress!

Processos: Qual o caminho a percorrer para a concretização do negócio?

Da intenção de venda ao assinar dos papéis, decorre o processo de compra e venda. Durante este período de tempo, sucedem-se ações quer do lado do vendedor quer do lado do comprador.

Defina um plano passo-a-passo e para cada etapa defina uma estratégia. Como e onde vai comunicar a sua intenção de venda? Como vai responder às dúvidas iniciais? Sabe como tratar de toda a burocracia associada à transação?

Evidências físicas: Como será a experiência do consumidor?

Como evidencias físicas entende-se a experiência do consumidor e o confronto com as expectativas que a antecedem. Trata-se da “visão” que o cliente tem da entidade vendedora e do que lhe é proposto adquirir.

Muitas vezes, devido a uma comunicação pouco eficaz e esclarecedora, o consumidor tem uma determinada expectativa em relação ao imóvel que não corresponde à realidade. Assim o confronto com a mesma pode traduzir-se numa experiencia negativa, levando-o a desistir da aquisição.

Uma das regras essenciais para um bom anúncio é precisamente uma descrição detalhada e precisa da habitação e a disponibilização de fotografias reais. Não economize informação.

 

Fonte: Blog Imovirtual