30 de Julho, 2020 Lucas Lopes

É oficial: Metro ligeiro de superfície vai ligar Lisboa a Oeiras e a Loures

O transporte vai fazer a ligação entre Alcântara e Cruz Quebrada, e entre Santa Apolónia a Sacavém.

É oficial: Metro ligeiro de superfície vai ligar Lisboa a Oeiras e a Loures

 

As câmaras de Lisboa, Oeiras e Loures anunciaram na tarde desta quarta-feira, 29 de julho, que vão votar a aprovação do projeto de um metro ligeiro de superfície que irá ligar Alcântara à Cruz Quebrada, e Santa Apolónia a Sacavém. Em comunicado, as autarquias informam que o protocolo agora estabelecido vai, desta forma assim fazer a ligação destes concelhos ao Metropolitano de Lisboa e à Carris.

O investimento nesta infraestrutura está avaliado em 490 milhões de euros. Os municípios informaram que pretendem uma ligação rápida entre as zonas ribeirinhas e as principais zonas de Lisboa. Os novos corredores irão reforçar as áreas de Alcântara, Ajuda, Belém, Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo.

Também Santa Apolónio, Gare do Oriente, Moscavide, Portela e Sacavém vêem assim a sua rede de transportes públicos reforçada. A nova linha terá uma extensão de cerca de 24,4 quilómetros e estará ligada com as linhas ribeirinhas de elétrico e comboio da Linha de Cascais e Linha do Norte, assim como com a expansão da linha vermelha do metro de Lisboa.

Fonte: NiT