21 de Julho, 2020 brandmanager@c21tipyfamily.com

Quando o sonho vale mais do que uma casa

Quando procuramos uma casa para comprar ou arrendar a primeira coisa que fazemos é aceder aos portais imobiliários onde exploramos as imensas ofertas que existem no mercado, tentando encontrar algum espaço com que nos identificamos. Porque a casa não será apenas uma casa, mas sim a nossa casa, o nosso lar. Começamos pela localização, passando pelas características que nos interessam e só depois os imóveis, aí entra a parte emocional. Visualizamos as fotos, dando atenção àquelas que nos tocam no coração, onde imaginamos como será viver nesse espaço, como será o layout do mesmo, que mobiliário iremos precisar para compor a sala, o quarto das crianças, a cozinha, a casa de banho social, o hall e a suite. Até aqui era só uma casa, agora começa a construção de um sonho.

O Home Staging é um processo que serve de porta de entrada para o “coração” das pessoas que querem comprar ou arrendar, fazendo com que o imóvel não seja apenas “um” espaço, mas sim “o” espaço. Destaca os pormenores e benefícios que farão toda a diferença na decisão de compra ou arrendamento, entre “uma” ao invés de “outra”. Esta técnica permite vender um sonho, que é um espaço organizado, optimizado e decorado, pronto a habitar. Com isto, o comprador não precisa gastar tempo e energias para “construir” o seu sonho, ele já vem com “tudo incluído”, bastando apenas personalizar com alguns ajustes de carácter pessoal (o processo de home staging, implica despersonalização).

Aliado a uma foto-reportagem e promoção profissional garante por si só o melhor resultado para os proprietários.

Esta estratégia também se aplica em espaços turísticos, onde o objectivo é ser a primeira escolha dos clientes.

Vale a pena o investimento?

Vale sempre a pena, pois os benefícios superam os custos. Segundo as estatísticas um investimento na ordem dos 1 a 3% poderá gerar uma valorização de 7 a 15%. Uma técnica que visa sobretudo acelerar a venda e não só conseguir um preço mais alto.

Se pretende diferenciar o imóvel da concorrência. Esta é uma estratégia de marketing ideal para impulsionar a promoção, como qualquer outro produto que necessita de se destacar. Com algumas modificações, uma reorganização e optimização do espaço, inclusão de alguns elementos decorativos, podem potenciar o imóvel, sem que sejam necessárias obras. Um cenário decorado, organizado e visualmente confortável, será seguramente, uma abordagem assertiva e eficaz nos portais de divulgação.

Contudo, existem vários factores que temos que ter em conta, que poderão ser definidos e analisados mediante um estudo de mercado, nomeadamente; localização, valores, concorrência, perfil de comprador, pois se preço idealizado estiver desajustado não irá gerar contactos e o seu apartamento apenas vai ajudar a vender outros com as mesmas características e com preço mais barato.

Para levar a cabo este processo será importante questionar; quanto vale a minha casa? E, qual o potencial de valorização com um processo de home staging. Para responder a estas questões nada melhor que um consultor imobiliário, que para além de lhe dar as respostas certas, poderá acompanhar em todo processo de venda.

Que tipo consultor devo escolher, para ajudar-me a vender a minha casa?

Há bons consultores, que tratam de tudo por si e fazem partilhas de negócios com outras redes imobiliárias. Atendem todos os telefonemas, qualificam os compradores, marcam visitas, tratam do crédito e ainda investem na publicidade para impulsionar a venda de um imóvel. Normalmente, cobram uma comissão de 5% + IVA, porque investem financeiramente na promoção e para terem margem de partilha da comissão com outras redes. Tenha em atenção que as imobiliárias que praticam comissões abaixo dos 5% não têm interesse em partilhar, e os consultores que têm os compradores irão propor imóveis com 5% de comissão mínima, o que reduz o leque de abrangência aos potencias compradores, à primeira vista parece interessante mas não compensa. E também, se o imóvel estiver em várias agências, esteja ciente que será apenas mais um, não haverá compromisso nem responsabilidade e todo o trabalho será feito por si. De referir que as imobiliárias que não trabalham em exclusivo salvaguardam a parte dos compradores e tentam propor qualquer imóvel, ao contrário das agências que trabalham em exclusivo, onde o foco será sempre o seu imóvel.

Um serviço profissional poderá ser assegurado através de um mandato de confiança “contrato de exclusividade” e com uma garantia de compromisso, onde refere o consultor profissional como seu representante, responsável e único interlocutor pela correcta promoção da sua propriedade, com um plano de marketing personalizado, com meios e suportes adequados para despertar o interesse de potenciais compradores, que qualifica todas as solicitações, que controla a imagem para maximizar o potencial do seu imóvel, evitando a desvalorização e o descrédito. Que se preocupa em proteger o seu património, que canaliza a energia e o seu foco no objectivo de lhe proporcionar o melhor negócio salvaguardando os seus interesses, actualizando atempadamente de todas as actividades realizadas. E principalmente, que esteja ciente que o seu imóvel não é mais um, mas sim… o único!