11 de Julho, 2020 rcruz

Seixal tem mais 2000 lugares de estacionamento grátis junto às estações da Fertagus

Autarquia decide avançar com oferta de mais espaços de estacionamento para quem apanha este transporte público.

Câmara Municipal do Seixal vai disponibilizar 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações ferroviárias do Fogueteiro, Foros de Amora e Corroios.

Segundo explica a autarquia em comunicado, esta decisão foi tomada perante a “intransigência do Governo e da Fertagus”, que, frisa,”preferem ter parques de estacionamento fechados, do que entregá-los à câmara, para esta os disponibilizar à população”.

“Acrescem os elevados preços praticados pela Fertagus e autorizados pelo Governo para os estacionamentos existentes”, diz a autarquia. Por isso, vai “investir cerca de 1,3 milhões de euros para responder às dificuldades de estacionamento e acessibilidade nestas áreas habitacionais do Seixal”, explica o município.

O primeiro parque, com capacidade para 94 viaturas, situado na Praça José Queluz, em Corroios, já entrou em funcionamento no dia 3 de julho, e dará também apoio à estação do Metro Sul do Tejo de Corroios.

Os seis parques de estacionamento municipais vão “beneficiar a qualidade de vida dos munícipes que se debatem com o problema do estacionamento abusivo” junto às suas habitações nestas áreas, e os utentes da Fertagus que pagam “preços muito elevados nos parques de estacionamento desta concessão do Estado”, frisa ainda o executivo local.

Os novos parques de estacionamento da Câmara Municipal do Seixal vão ficar na Praça José Queluz, em Corroios (94 lugares, dois para pessoas com mobilidade reduzida); Mercado de Levante de Corroios (220 lugares); Escola Secundária João de Barros (300 lugares); Envolvente à Estação Ferroviária dos Foros de Amora (1000 lugares); Bairro 1.º de Maio, no Casal do Marco (136 lugares); e Envolvente à Estação Ferroviária do Fogueteiro (250 lugares).

Fonte: NIT