18 de Junho, 2020 rcruz

Preços das casas não caem com a pandemia

O mercado imobiliário, na sua vertente habitacional, exibe uma clara redução de atividade, mas isso não se reflete numa descida nos preços

Os preços das casas em Portugal não estão a cair arrastados pela pandemia Covid-19. Continuam a subir, embora menos que no ano passado.

Em linha com os resultados de março e abril, o Índice de Preços Residenciais da base de dados Confidencial Imobiliário evidenciou uma variação mensal de 0,9% em maio, “mantendo o registo de estabilidade desde início da pandemia”.

De acordo com os responsáveis daquela base de dados, não obstante, “as variações mensais observadas nestes últimos três meses desaceleram a trajetória de valorização sentida ao longo de 2019 e início de 2020, quando as subidas mensais oscilaram entre 1,5% e 2,0%”.

Já na comparação em termos homólogos, o preço de venda das casas começa agora a apresentar uma “clara desaceleração, fruto da estagnação dos últimos meses, apresentando uma variação de 14%, um número que fica 4 pontos percentuais abaixo do pico de 18% registado em janeiro”, pode ler-se ainda na análise da Confidencial Imobiliário.

“O mercado exibe uma clara redução de atividade, mas isso não se reflete numa descida nos preços. Sendo esta a variável que faz a síntese de todas as pressões, tal sugere que o mercado está a resistir à estratégia de redução de preço em reação à quebra nas vendas, pois existe uma forte convicção de que os níveis de preços praticados no mercado têm uma forte probabilidade de virem a ser observados novamente após o fim da crise pandémica”, observa Ricardo Guimarães, diretor-geral da Confidencial Imobiliário.

VENDA DE CASAS AUMENTOU 23% EM MAIO

Apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, no primeiro mês de desconfinamento (maio), a venda de casas em Portugal aumentou 23% face ao mês anterior.

“Tal reanimação fez com que o mês de maio reduza para 41% o declive face aos níveis de atividade registados no pré-Covid (janeiro), numa clara recuperação face à queda de 53% que se observou em abril”, conclui a análise da Confidencial Imobiliário.

Os dados agora apresentados refletem os primeiros resultados do Índice de Volume de Vendas de Habitação, uma nova métrica lançada pela Confidencial Imobiliário para acompanhar o comportamento das vendas de habitação em Portugal (Continental). Baseando-se numa série iniciada em setembro de 2019, o novo Índice é apurado com base nas transações residenciais reportadas pelos mediadores imobiliários ao SIR-Sistema de Informação Residencial.

ABRIL FOI O PIOR MÊS PARA O IMOBILIÁRIO

Ricardo Guimarães diz que “o lançamento deste novo índice não podia ser mais oportuno, pois os seus primeiros resultados permitem já perceber o impacto da pandemia na dinâmica de transações e, quase em tempo real, acompanhar também os efeitos do desconfinamento”.

Abril foi o mês com maior perda de atividade face a janeiro, considerado o mês de referência pré-Covid, embora seja notória uma redução na dinâmica de vendas desde fevereiro. Nesse mês, segundo a Confidencial Imobiliário, as transações recuaram 6% face a janeiro, descida que se agravou para 17% em março, o primeiro período a integrar medidas de confinamento. Também em termos mensais, a maior retração verificou-se em abril (-43%), num forte agravamento face à variação mensal de -12% registada em março, mas agora invertida pela subida de 23% verificada em maio.

Fonte: Expresso