6 de Abril, 2020 rcruz

Covid-19: Câmara de Lisboa lança linha “É Habitação”

A Câmara Municipal de Lisboa abriu uma área de atendimento específica para esclarecer os munícipes sobre questões relacionadas com as novas medidas decretadas sobre o arrendamentos e os contratos no mercado privado no âmbito do Covid-19.

Já activa, a Linha “É Habitação” vai tirar dúvidas que muitos munícipes estão a expor à autarquia, com perguntas como, por exemplo, “tinha um processo de despejo a decorrer. O que acontece agora?; ou sobre aumentos de renda neste período”, entre outras matérias.

Segundo a autarquia, este novo canal de comunicação vai também permitir fazer uma avaliação das necessidades decorrentes da situação epidémica e dos efeitos que esta poderá provocar no mercado de habitação, para implementação de políticas de resposta adequadas.

“Precisamos de perceber como é o dia de amanhã das pessoas, para pensar em novos modelos, em novas medidas”, refere a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques sobre a nova linhas e os seus objetivos.

A Linha “É Habitação” está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, podendo os interessados contactar através do número telefónico directo 800 919 075​ ou enviando mensagem para o email: ehabitacao@lisboa.pt.

Em comunicado, a câmara refere que esta medida insere-se num conjunto estratégico que a CML tem tomado para apoiar as famílias e a actividade da cidade neste momento, entre as quais se destaca a moratória sobre as rendas em património municipal, tanto habitações como de lojas e outros espaços usados por associações locais.

Foi também lançada a Rede Contacto, em conjunto com juntas de freguesia, Gebalis, associações de moradores e entidades ligadas ao programa BIP ZIP, que estão neste momento a distribuir informação sobre as formas de protecção contra o Covid -19, a acompanhar idosos isolados e famílias vulneráveis. 

Fonte: Diário Imobiliário