4 de fevereiro, 2020 rcruz

Portugal é o país com o melhor clima do mundo para os estrangeiros viverem a reforma

Os cinco países que obtiveram as melhores classificações para o Melhor Clima do Mundo no Índice Anual Global de Reforma 2020 são: Portugal, Colômbia, Equador, Perú e México. 

O relatório dos editores do InternationalLiving.com destaca os cinco países em todo o mundo onde o clima oferece as melhores opções para o conforto justo e justo. O clima é uma das considerações mais importantes para os reformados que escolhem onde se estabelecer no estrangeiro. No Índice Anual Global de Reforma 2020 da International Living, os países que estão entre os melhores climas do mundo oferecem uma variedade de opções – desde zonas de praias quentes a regiões de maior altitude que oferecem temperaturas semelhantes às da Primavera durante todo o ano.

Nesta categoria, a International Living classifica o clima de cada país, considerando fatores como quantidade de chuva, temperaturas médias e níveis de umidade. Os rankings favorecem lugares que oferecem uma variedade de climas, proporcionando maior escolha para os aposentados.

“O clima e o clima são considerações extremamente importantes para reformados e os indivíduos que se mudam para o exterior”, refere Dan Prescher, Editor Sénior da International Living.

” Se tivesse a oportunidade de se mudar para algum lugar, por que não optaria por um lugar com clima que realmente gostasse? É sempre uma escolha subjetiva – todos gostam de condições meteorológicas diferentes. É por isso que vários países próximos do topo do Índice Global de Reforma não oferecem apenas um clima tropical ao longo do ano… eles têm zonas climáticas diferentes, permitindo aos reformados escolher um local que corresponda às suas preferências”, refere.

Prescher acrescenta ainda que “uma vantagem para um clima ameno – nem demasiado quente nem demasiado frio – é que pode ser um local onde os custos de arrefecimento e aquecimento são baixos ou inexistentes, o que pode ter um enorme efeito positivo num orçamento mensal. A questão é que as pessoas que pensam em se reformar no exterior podem usar o Índice para realmente classificar os locais pelos quais a combinação de clima e orçamento de serviços públicos melhor lhes convém”.

Portugal lidera ranking

Portugal, o vencedor do Índice Anual Global de Reforma 2020 da International Living, ocupa este ano o primeiro lugar na categoria de Clima, com 88 pontos em 100.

“O clima de Portugal é uma mistura de temperado de norte a sul do Mediterrâneo, tornando-o ideal na medida em que oferece tanto a tantos num espaço tão compacto”, salienta Tricia Pimental, Correspondente da International Living Portugal.

A responsável explica que no norte, onde fica o Porto, é arejado, bonito e ensolarado no Verão”. O Inverno traz dias frios, cinzentos e chuvosos e uma queda média de 20 graus na temperatura, dia e noite. Temperaturas moderadas e precipitação são como você esperaria nas estações de Outono e Primavera.

Dirigindo-se para sul pela região central, incluindo locais como a cidade universitária de Coimbra, as temperaturas são alguns graus mais quentes a cada estação, com menos chuva (35 polegadas por ano em comparação com os 49 do Porto).

“No interior, na região central, encontra-se a serra da Estrela. Por isso, se não estiver 100% disposto a desistir do tempo de Inverno, é aqui que se vem para esquiar ou apenas para ter uma boa luta de bolas de neve à moda antiga.

Ainda mais a sul, na capital Lisboa, a progressão continua, com temperaturas sazonais ligeiramente mais quentes e um clima ainda mais seco, com uma precipitação média de 25 centímetros por ano.

A região mais a sul do Algarve é previsível, dado o padrão que delineei: É a zona mais quente e seca do país (com 20 polegadas de precipitação anual)”. As temperaturas de Verão variam entre os 29º durante o dia e os 18º graus durante a noite, e no Inverno, as máximas diurnas estão na faixa dos 16 e os 10º graus, respectivamente.

Os ventos do Oceano Atlântico de norte a sul ao longo da costa têm efeitos variados, desde a criação de uma atmosfera mais fria no Inverno até à brisa refrescante e refrescante em tempo mais quente. O Sotavento algarvio está protegido das correntes atlânticas e, de facto, experimenta ventos de África, tornando esta zona perto da fronteira espanhola altamente desejável para quem procura um clima quente e agradável.

Tendo dito tudo isto, é importante saber que não há garantias de que não se vão sentir alguns extremos na temperatura. No Alentejo (mais ou menos a sul do centro e leste da fronteira com Espanha), o mercúrio pode subir até aos 30º e mais além no Verão, e mergulhar abaixo de zero no Inverno”, conclui Tricia Pimental.

Fonte: Diário Imobiliário