18 de Novembro, 2019 rcruz

O CLIENTE ASSINOU. E AGORA ?

Antes ou mesmo após a assinatura do cliente de um contrato de mediação, a conotação da figura do Agente Imobiliário continua a não ser a melhor.

Muito se pode argumentar sobre a razão desta perceção generalizada, mas a verdade é que se realmente procurarmos ouvir o que o mercado sente e no específico, os clientes vendedores que são quem normalmente assinam o contrato de mediação, e que têm por isso uma maior legitimidade para avaliar o serviço que lhes foi prestado, possivelmente poderíamos ficar a saber que o mais importante para eles é que: o agente nunca falhe com as suas promessas.

PARA NÃO FALHAR TERÁ DE SABER GERIR EXPETATIVAS E ASSUMIR COMPROMISSOS.

Podemos começar justamente pelas promessas. Vemos frequentemente profissionais desta área fazerem excelentes apresentações, sabem na hora como resolver a maioria das objeções dos seus potenciais clientes, recorrem às melhores técnicas de influência e persuasão para que o cliente se sinta seguro e aceite as condições que lhes são apresentadas e explicadas detalhadamente, mas principalmente, conseguem que o cliente acredite na sua promessa, na promessa de que o agente que está a escolher fará tudo o que estiver ao seu alcance para transacionar o seu imóvel com sucesso.

O que é um facto é que muitos profissionais desta área não falham por competência técnica, falham sim e sobretudo, pela falta de planificação e método que infelizmente coincide com a associação do cliente a falta de compromisso e competência.

Assim sendo e sabendo que são inúmeras as hipóteses de angariação que contrastam depois com a redução do número de vendas efetivamente concretizadas, o Agente Imobiliário deve ter em conta que para não falhar com a sua promessa, deve seguir um sistema.

Um sistema já implementado e testado por outros dará ao agente e ao seu cliente a garantia de que tudo irá decorrer conforme o previsto e principalmente, conseguirá cumprir com o prometido.

Quando assinam um contrato, o cliente e o Agente imobiliário devem estar conscientes de que o serviço que será prestado deve seguir 7 passos fundamentais para uma correta promoção do imóvel.

7 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA UMA CORRETA PROMOÇÃO DO IMÓVEL

  1. ASSINATURA DO CMI (CONTRATO DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA)
    Em Portugal e em grande parte dos países do mundo, o serviço de mediação imobiliária só poderá ser feito após assinatura física de um contrato, caso contrário, o serviço que se está a prestar ou a exigir não será válido. Assim sendo, a marcação rápida da assinatura do CMI com a garantia de recolha de todas as assinaturas dos proprietários ou de mandatários com procuração que os representem com poderes para o ato, deve ser feita no mais curto espaço de tempo possível;
  2. PEDIDO OU ATUALIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL
    Se a promessa é a transação do mesmo, o Agente Imobiliário deve certificar-se de imediato que dispõem de todos os documentos atualizados para poder efetuar a transação;
  3. CONFIRMAÇÃO E ACEITAÇÃO DO PLANO DE ACOMPANHAMENTO
    Ainda hoje a promessa menos cumprida de forma sistemática, na minha opinião, por falta de planeamento. Será importante que logo após a assinatura do Contrato de Mediação Imobiliária defina e confirme com o seu cliente qual o tipo de acompanhamento que se propõe a fazer para o seu caso específico definindo a forma e a frequência que seja confortável para si e para o seu cliente. Deve depois colocar de imediato na sua agenda com confirmação e aceitação do cliente;
  4. COORDENAÇÃO DAS VISITAS
    Combine previamente com o seu cliente quais os melhores dias para visitar, deve solicitar a ausência do cliente nas visitas. Caso o cliente disponibilize as chaves, deve verificar previamente se o imóvel estará mesmo devoluto para poder ser mostrado sem que qualquer outra pessoa esteja a usá-lo ou ocupá-lo;
  5. MARCAÇÃO DA FOTO REPORTAGEM
    Para promover um imóvel no canal online ou offline, as imagens são fundamentais. Nos últimos anos, muitos profissionais realizaram cursos de fotografia para poderem fornecer este serviço com qualidade e de forma imediata, contudo, cada vez mais se recorre a fotografia profissional especializada aliando outras áreas como Home Staging à preparação da fotografia que será muitas vezes a primeira impressão e oportunidade para impactar potenciais interessados;
  6. PREPARAÇÃO DO IMÓVEL PARA SER VISITADO
    Em sintonia com a fotografia, o imóvel terá de ser preparado antes para ser fotografado. Mesmo que o imóvel esteja em bom estado, será fundamental garantir a sua despersonalização de forma a que se consiga uma visão mais neutra possível para que se consiga abranger vários públicos. Se o imóvel não tiver em condições, se necessitar de pequenos arranjos, de uma decoração mais apelativa e principalmente de organização do espaço que potencie as características positivas do imóvel, será fundamental pensar em propor um serviço de Home Staging, é um investimento que na maioria das vezes compensa no valor de venda do imóvel. É essencial que o agente consiga recorrer a factos para demonstrar o potencial do investimento ao seu cliente;
  7. COLOCAÇÃO DA PLACA
    Apesar de ser já considerada arcaica e old fashion, esta peça fundamental é muitas vezes desconsiderada ou até substituída por aplicações baseadas em georreferenciação. Considero que a placa continua a ser um ótimo meio de promoção local e imediato para qualquer imóvel. Em casos muito específicos e para salvaguarda do interesse de privacidade do proprietário, a placa não se adequa. De qualquer forma e apesar dos avanços tecnológicos, eu não abdicaria da colocação da mesma.

A confiança constrói-se com consistência e a consistência vive de uma organização sistemática para o ajudar a gerir expetativas e a assumir compromissos para cumprir com o que é mais importante e o mais importante é a satisfação do seu principal cliente (a pessoa com quem assinou o contrato) pois esta é a pessoa que o ajudará na construção da sua reputação!

Fonte: Blog Imobiliário