8 de Setembro, 2019 rcruz

NAR, INTERNATIONAL REALTOR MEMBER JÁ É POSSÍVEL EM PORTUGAL

O que é a NAR ?

A NAR é a National Association of Realtors e tem mais de 1,2 milhões de associados nos EUA, entre agentes imobiliários, brokers, avaliadores entre outros profissionais relacionados com o imobiliário. Estes membros são denominados de REALTORs. É assim que são conhecidos não só nos EUA mas nos restantes países onde a NAR está presente.

Ser REALTOR é muito diferente de ser Mediador Imobiliário. Significa que é um profissional que teve de passar por um processo de entrada na profissão muito rigoroso, tem de cumprir com um conjunto de formação e mais do que isso tem um respeito absoluto por um Código  Ético. Este Código Ético é como uma pequena Constituição da Profissão, com apenas 17 artigos mas com um forte poder, é um garante da segurança e de respeito de todos os intervenientes no processo, desde vendedores, compradores, brokers e agentes. Um conjunto de regras e boas práticas que regem a profissão. O Código Ético da NAR foi criado apenas 5 anos após a fundação da NAR em 1908, e hoje é a base de tudo nesta profissão nos EUA.

Da raiz ao topo

Nos EUA, cada Estado tem as suas Associações de Agentes imobiliários. Estas Associações integram a Associação Estadual de Agentes Imobiliários. E esta integra a NAR. Por exemplo, a cidade de Miami tem uma associação chamada MIAMI Realtor, que por sua vez, em conjunto com as restantes associações existentes no Estado da Florida, integra a Florida Realtors e é esta última que representa o Estado da Florida na NAR a nível nacional. O melhor garante da representatividade num país com este modelo de gestão. Desta forma garante-se que tudo o que se passa no terreno, no dia a dia, é do conhecimento da estrutura de topo das Associações Estaduais e Nacionais.

Outra característica particular da NAR e suas Associadas é o facto de se incentivar à participação voluntária na gestão diária. O servir nos variados Comités ou mesmo na estrutura directiva de uma Associação é visto com algo muito valioso para colegas e clientes.

Uma Associação local de média dimensão pode chegar a 20.000 membros e uma grande aos 50.000 membros. Habitualmente cada Associação, seja local ou Estadual, tem um Estrutura Corporativa com um CEO e Staff de Apoio incluindo Responsável de Formação, de Assuntos Jurídicos, de Tecnologia, de Comunicação e Vendas, de Marketing, de Assuntos Governamentais, de Contabilidade e de Apoio a Membros podendo chegar às 30 pessoas de staff permanente. A estas há que juntar a Estrutura específica que as Associações locais têm para a MLS onde estão representadas e na qual podem inclusive ter uma participação financeira, sendo forma de gerar receitas.

As grandes vantagens de ser REALTOR

Além da vantagem implícita do associativismo, na representação dos interesses de uma classe, a NAR garante 3 vantagens estruturantes:

  • Networking

Fazer parte da maior associação de mediadores do Mundo e dos EUA é uma forma de estar perto de colegas com quem podem partilhar operações. Por outro lado, a NAR organiza 2 mega-encontros anuais para o qual confluem 10.000 membros (Legislative Week que se realiza todos os anos em Maio, em Washington DC) e cerca de 20.000 membros para o Congresso Anual da NAR que se realiza em Novembro. A 1ª reunião é uma demonstração de força junto do Poder Político dos EUA que dura 5 dias e durante os quais se reúnem vários Comités da Estrutura Nacional da NAR para abordar temas estruturantes, realizam-se ainda várias reuniões mais específicas mas acima de tudo decorrem visitas aos Representantes do Congresso e a Senadores para demonstrar as preocupações sobre as quais solicitam a sua intervenção no Congresso e Senado para poderem legislar em prol das necessidades atuais.

  • Marketing

A marca REALTOR é uma grande mais-valia, pois os seus membros beneficiam das varias campanhas de comunicação que a NAR realiza nos EUA nos media e redes sociais para conseguir transmitir aos consumidores as vantagens em escolher um Realtor. Além disso os REALTORs podem utilizar o domínio realtor.com e o logo em todas os seus materiais de comunicação.

  • Formação

A NAR congrega um conjunto de cursos específicos que aportam grande valor em termos de melhores práticas, como as especializações no Cliente Comprador (ABR), em Negócios Internacional (CIPS), em Compradores Seniors (SRS) e em breve a Green.

E agora tudo isto em Portugal

Nos últimos anos a NAR tem procurado parcerias fora dos EUA e como tal tem expandido a sua presença a nível global. Hoje a NAR tem acordos com 100 associações em mais de 75 países. O motivo para esta expansão é dar acesso aos REALTORs, não só dos EUA mas dos restantes países, a mercados que possam gerar negócios entre os Membros das Associações de uma forma ética e em ambiente seguro. E assim, criar a maior plataforma de partilha de negócios a nível mundial. Portugal não podia ficar de fora.

Em Junho de 2018, na cidade do Porto, a Presidente da NAR Elisabeth Mendenhall assinou com a APEMIP e a UCI um Acordo que possibilita aos agentes imobiliários em Portugal serem membros de uma das mais poderosas Associações dos EUA, a National Association of Realtors.

Os Membros da NAR, que não residem nos EUA, são designados IRM – International Realtor Member e usufruem de todos os benefícios que todos os Membros NAR residentes nos EUA. Podem participar em todos os encontros anuais, explorando oportunidades de networking e partilha numa das comunidades profissionais mais receptivas e abertas do Mundo.

Todos os agentes imobiliários em Portugal que pretendam fazer parte da NAR e usufruir de uma das maiores plataformas de partilha de negócios e provavelmente a número 1 a nível mundial, devem consultar www.pir.pte fazer o seu registo diretamente no site. Para que Portugal pudesse integrar a NAR foi criada uma estrutura local denominada Portuguese International Realty e que aplica o Código Ético da NAR aos seus Membros. Os IRM de Portugal crescem a cada mês e já estiveram representados no 1º encontro da NAR deste ano, a Legislative Week em Washington, DC.

A ligação de Portugal a outros países ou áreas geográficas é uma preocupação da Portuguese International Realty que já tem um Memorado de Entendimento assinado com a HGAR – Hudson Gateway Association of Realtors do Estado de Nova Iorque, além de parcerias existentes com a Associação de Greater Los Angeles e Beverly Hills, a Associação da Florida, além de outros países europeus como Finlândia, Reino Unido, França e Espanha.

A Portuguese International Realty está já a divulgar a preparação da 1ª comitiva de Portugal ao Congresso Anual da NAR, este ano em San Francisco, que decorre em Novembro de 2019. Será uma oportunidade única para dar uma visão mais global ao seu negócio, estabelecer contacto com profissionais de outras regiões do Mundo, além de enriquecer os seus conhecimentos sobre a evolução da profissão.

Por isso, se quer valorizar-se como profissional, integrando a maior associação do Mundo de agentes imobiliários, além de aproveitar a maior plataforma mundial de partilha de negócios internacionais no imobiliário, sob a chancela de uma das marcas mais valiosas e credíveis, não perca tempo e inscreva-se como IRM.

Fonte: Massimo Forte