7 de Dezembro, 2018 rcruz

Mais 65 hotéis em Portugal durante o próximo ano

Com o turismo a bater recordes em Portugal – recentemente foi eleito o melhor destino turístico do mundo, pelo segundo ano consecutivo –, está a aumentar a oferta hoteleira em território nacional. Em 2019 vão abrir portas no país 65 novos hotéis, 23 dos quais em Lisboa e 17 no norte.

Em causa estão estimativas da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que adianta que a maioria das unidades são de quatro e cinco estrelas.

“O ritmo de crescimento é basicamente o mesmo [dos últimos anos] e mantém-se a taxa de crescimento média anual que temos vindo a sinalizar há dez anos”, disse Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, citada pelo Diário de Notícias.

Alguns destes 65 hotéis que devem ser inaugurados em 2019 tinham data de abertura marcada para este ano, mas por motivos vários, como por exemplo atrasos nas obras, só abriram portas ao público nos próximos 12 meses.

Segundo Cristina Siza Vieira, a reabilitação urbana em Lisboa e no norte justifica, em grande parte, o grande número de novos hotéis previstos para estas regiões. “Há uma reabilitação urbana muito grande associada. Lisboa e Porto são [as áreas que] têm tido maior procura por parte de investidores. São regiões que têm um retorno de investimento interessante para a hotelaria. Tudo somado, entre maior procura, maior desempenho e melhor taxa de ocupação e também reabilitação urbana, levam a que sejam os destinos preferenciais para os novos hotéis”, explicou.

Em 2017, a hotelaria nacional recebeu quase 20,7 milhões de hóspedes, sendo que mais de seis milhões ficaram na Área Metropolitana de Lisboa e mais de quatro milhões na zona norte do país. Até setembro deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), já ficaram hospedados em hotéis portugueses mais de 16,5 milhões de pessoas. 

 

Fonte: