21 de Agosto, 2018 rcruz

Chega a Portugal o crédito habitação verde

Várias entidades europeias vão incentivar a concessão de crédito habitação para a aquisição de imóveis com elevada eficiência energética ou para remodelações de imóveis que gerem poupança de energia.

A Energy Efficient Mortgages Initiative congregou 37 entidades bancárias e financeiras europeias para aderiram à iniciativa e a UCI, instituição financeira especialista na concessão de crédito à habitação através de profissionais do sector imobiliário que actua em Portugal, é uma das entidades que vai testar este produto no nosso país.

O crédito verde poderá resultar em condições de financiamento mais favoráveis para este tipo de imóveis e de remodelações, procurando responder ao Plano de Acção em matéria de financiamento sustentável com que a Comissão Europeia recentemente se comprometeu, com o objectivo de investigar a viabilidade da incorporação de critérios de sustentabilidade no mercado financeiro europeu.

Este projecto conta para além da Comissão Europeia, com o apoio do Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Corporação Financeira Internacional. A fase piloto irá decorrer durante os próximos dois anos, período no qual será analisado ao detalhe o impacto da eficiência energética para a valorização do imóvel e a mitigação do risco de crédito.

 

Fonte: Imovirtual