31 de Julho, 2018 rcruz

Como se comporta o mercado imobiliário em Setúbal?

Assim como cresce o mercado imobiliário em Lisboa, o mesmo se passa nas zonas circundantes. Uma delas está em destaque: Setúbal. Como se comportam os interessados nesta cidade?

Na sub-região da área metropolitana de Lisboa está Setúbal, o distrito onde a serra e o mar se encontram, lugar das mais bonitas praias do centro-sul. Na cidade, o mercado imobiliário pula e avança, resultado do boom a nível nacional e do cada vez maior investimento estrangeiro. Perto de Lisboa, a procura alargou-se. O que revelam os dados recolhidos pelo Imovirtual?

Assim como acontece com o mercado imobiliário na capital, em Setúbal a maior procura é de imóveis para venda (62%). Dentro deste modelo, os apartamentos são os mais procurados (28%) e as moradias seguem em segundo lugar (21%). Olhando para o universo do arrendamento, os apartamentos lideram com 22% de procura.

Universo da Compra e Venda

Neste âmbito, as preferências são por apartamentos T3 essencialmente (23%), seguidos pelos T2. Ao contrário do que se percebe pelo mercado em Lisboa, os interessados em Setúbal procuram apartamentos maiores, com mais quartos.

As moradias (com três quartos) são as mais apelativas neste universo de interessados, com 9% de procura.

Universo do Arrendamento

Para arrendar, o caso muda de figura: os apartamentos T2 são os mais procurados com uma grande diferença de interesse para os T1 (de 26% para 13%).

Quanto às moradias mais procuradas, os dados do Imovirtual revelam que são as T2, com 3% de procura.

É fácil de concluir que tanto para quem procura comprar ou apenas arrendar, o interesse está nos apartamentos com mais do que 1 quarto apenas. A procura por T0 é quase inexistente.

Os três concelhos mais procurados no distrito são, por ordem de preferência:

Seguidos de MontijoSesimbraPalmelaBarreiroMoita e, por último, Alcochete.

Com o aumento dos preços tanto numa como na outra modalidade (compra e arrendamento), as pessoas acabam por se afastar do centro das cidades e optar pelos arredores e mesmo outras cidades perto. Este movimento acabou por se refletir no crescimento do mercado imobiliário em Setúbal, com um ritmo de vida cosmopolita, mas agraciado com a brisa do mar.

Fonte: Blog Imovirtual