13 de Julho, 2018 rcruz

Remodelar um imóvel? Sim ou não?

Está a pensar iniciar a remodelação de uma casa ou divisão? Então saiba o que é necessário, quanto tempo vai demorar e quanto tempo lhe vai custar. 

Em primeiro lugar é importante não confundir remodelação com reconstrução. Embora os conceitos se possam interligar, por remodelação entende-se um processo mais simples e rápido.

Remodelar significa fazer alterações e melhorias: pintar, mudar o papel de parede, inserir um móvel novo ou reposicionar os que já tem, trocar o piso, alterar a decoração… Planeie o que pretende remodelar!

Quer tratar de uma divisão ou da casa por inteiro? Pondere tempo e custos e priorize do mais para o menos urgente. Defina objetivos!

Quanto me irá custar uma remodelação? O custo vai sempre depender do tipo de projeto, dos espaços a remodelar, dos materiais necessários, do custo da mão-de-obra…

Se não puder fazer tudo por conta própria, no caso de se tratarem de “obras” para as quais não tem habilidade ou de querer confiar num profissional, peça orçamentos.

Uma dica: contratar muitos profissionais individuais pode tornar-se mais dispendioso do que contratar um empreiteiro que trate do projeto por inteiro.

Os valores são muito relativos! Em média, remodelar um imóvel poderá custar cerca de 5 mil euros. Mas também pode ultrapassar os 30 mil euros se as obras forem de grande envergadura.

O ideal é pedir orçamentos e fazer simulações online. Esta é a melhor forma de calcular, ainda que superficialmente, quanto precisará de despender!

Em relação ao tempo necessário, uma remodelação tanto pode demorar horas como dias. Além da execução das ideias é preciso todo um trabalho prévio de pesquisa, avaliação, tomada de decisões e escolhas.

Comprar pronto-a-habitar ou para remodelar?

A casa que tem em mente precisa claramente de uma reforma? Então terá um preço mais em conta que uma habitação com as mesmas características, mas pronta a habitar.

O preço compensa, grande parte das vezes, mesmo que precise de gastar determinada quantia na remodelação. Já a ideia de poder imprimir o seu gosto pessoal, é tentadora. Verdade?

Fonte: Blog Imovirtual